"As coisas que tomamos por suposições,sem questioná-las ou refletir sobre elas, são justamente as que determinam o nosso pensamento consciente e decidem as nossas conclusões." (John Dewey)

sábado, 16 de outubro de 2010

Quem sou?

A imagem que registro nesse portfólio chama-se Quem sou? e foi composta no período de minha formação. O tema, na verdade uma série de auto-retratos, forma um painel com colagens de tecido sobre o desenho fotocopiado e é um dos temas que estão sempre presentes em meus trabalhos – a questão da identidade. Este tema vem sendo desenvolvido também nas aulas em que ministro para as turmas do EJA. Neste trabalho, busco a essência de mim mesmo através de um único desenho que se supera em tempo e espaço. Ao desconstruir minha imagem, procuro me achar. Quem sou?

Apesar do quadro negro pintado pelos pensadores da Escola de Frankfurt percebemos que a arte sempre esteve interagindo em cada época e se adaptando ao seu meio cultural, para pior ou melhor. Notadamente percebemos hoje, de forma nítida, a superação da arte em suas relações de sociabilidade.  Vemo-la aliada ao conhecimento tecnológico, à cultura digital, às políticas publicas como em suas aplicações em arte-educação e com isso a construção de uma identidade diversa e inclusiva.
            Neste caso, temos a contribuição da arte nos resgate de valores culturais outrora perdidos, além de sua contribuição na abertura de novas frentes de relacionamentos transversais.
            A arte, em sua aventura e interação com o meio social se torna preponderante nos dia de hoje ao trazer consigo a perspectiva da criticidade num tempo de uniformidade de pensamento que segundo Nilton Santos “coisificou” nossos espíritos.
            É importante que, com isto em mente, possamos insistir em seguir pelo difícil caminho da arte, de forma a estarmos aptos a contribuir para a reconstrução de nossas “auras” perdidas, sem incorrermos em erros tanto dos que defendem um formalismo puro, quanto dos que pregam um conteudismo engajado como nos indicou Walter Benjamim em suas reflexões sobre arte e sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, membro desse blog, deixe aqui seu comentário, sua dúvida, sua contribuição...sua opinião será sempre bem vinda.