"As coisas que tomamos por suposições,sem questioná-las ou refletir sobre elas, são justamente as que determinam o nosso pensamento consciente e decidem as nossas conclusões." (John Dewey)

domingo, 16 de setembro de 2012

Arte: Morte ou Ocaso?


Com o advento do iluminismo[i] e da supervalorização da técnica em uma sociedade que perdeu seus fundamentos[ii], acontece uma desvalorização da arte por meio de reprodução em grande escala. Walter Benjamim da uma contribuição para distinguir arte convencional e arte “reprodutível”. A partir do conceito de “aura”, afirma que mesmo na mais perfeita reprodução, falta-lhe sua essência.
A arte e agora apenas um produto da mass-media[iii]. Não é um meio da massa, mas uma esfera pública do consenso, dos gostos e dos sentimentos comuns.
A morte de Marat. 1793.
Jacques-Louis David   
A morte da arte é um conceito hegeliano, e como muitos outros conceitos de Hegel[iv], esse se fez profético em relação aos desenvolvimentos efetivamente verificados na sociedade industrial super avançada. Gianni Vattimo[v] relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos. Sendo assim, para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.  À morte ele contrapõe o “ocaso”[vi] , afinal, a arte passou do conteúdo eterno, divino, para o finito, o que possibilitou sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentidos.
Desse modo, a arte passa a ser tão somente profana, aceitando cada vez mais a contingência e a particularidade, perdendo cada vez mais sua poética originariamente mítica para dar lugar à prosa desacralizada, admitindo o feio, o dissonante, o estranho, o finito.
Trata-se, portanto, de uma outra visão sobre a arte. Não o fim de sua existência.





Referências:

VATIMMO, Gianni. Morte ou Ocaso da arte, in: O fim da modernidade.

PECORARO, Rossano. Niilismo, arte, pós-modernidade, in: Niilismo e (pós)modernidade: Introdução ao pensamento fraco de Gianni Vattimo.

Sites pesquisados:

< http://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo >
< http://www.infopedia.pt/$mass-media >
< http://picoledetamarindo.blogspot.com.br/2010/07/o-luto-da-arte.html >




[i] Foi um movimento cultural de elite de intelectuais do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento prévio. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza (1632-1677), John Locke (1632-1704), Pierre Bayle (1647-1706) e pelo matemático Isaac Newton (1643-1727).

[ii] Refere-se ao questionamento dos fundamentos tidos como verdades absolutas, desencadeadores de uma metafísica determinista presentes no pensamento racionalista.

[iii]O termo mass media é formado pela palavra latina media (meios), plural de medium (meio), e pela palavra inglesa mass(massa). Em sentido literal, os mass media seriam os meios de comunicação de massa (televisão, rádio, imprensa, etc.).

[iv] Gerog Wilhelm Friedrich Hegel foi um dos criadores do Idealismo alemão. Seu cômputo historicista e idealista da realidade como uma filosofia europeia completamente revolucionada denota que foi, de fato, um importante precursor da Filosofia continental.

[v] Gianni Vattimo foi discipulo de Ligi Pareyson, graduou-se em Filosofia, na cidade de Turim, em 1959. Especializou-se em, Heidelberg,  Alemanha, com Karl Löwithe Hans-Georg Gadamer, cujo pensamento introduziu na Itália. Em 1964, tornou-se professor de Estética na Universidade de Turim e, a partir de 1982, de Filosofia Teorética. Ensinou, na condição de professor visitante, em vários universidades dos Estados Unidos.

[vi]  O ocaso é o momento que o sol se põe no horizonte, na direção oeste. O ocaso é o acontecimento que precede a noite.__________________________________________

Questões

A partir do texto acima, responda as seguintes questões:

1- O que falta à arte, devido à perda de suas referências auraticas?

2 - "A arte enquanto produto da mass-media, não é um meio da "massa" mas uma esfera pública do consenso, dos gostos e dos sentimentos comuns". Você concorda? Porque?

3 - Qual a posição de Gianni Vattimo acerca da morte da arte proposta por Hegel?

4 - Relacione o significado de "Ocaso" com a posição de Vattimo acerca da morte da arte.




41 comentários:

  1. Atenção pessoal do 3º A e 3º C - respondam comentando a partir do texto acima, as questões vistas em sala de aula.
    Obs: alunos que não fizeram o trabalho anterior também terão acesso às respostas. Não esqueçam de colocar nome e série.

    Boa sorte.
    PAZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline Aziani n° 03 3° C Sala: 03

      RESPOSTAS:

      1- O que falta á arte seria o conceito "auratica", que afirma que mesmo na mais perfeita reprodução, a arte falha - lhe sua essência. Sendo assim a arte agora é apenas um produto da mass-media.

      2- Sim, porque hoje em dia os meios de comunicação de massa são a televisão, rádios, imprensa ou seja a mídia social que faz com que toda a sociedade entre na mesma opinião, dando assim a esfera pública o consenso dos gostos e dos sentimentos comuns.

      3- Gianni Vattimo relaciona o conceito de Hegel com a crise dos fundamentos. Portanto para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

      4- Ambos falam da inovação, o que antes era estranho, feio ou esquisito e não era reconhecido, hoje ganha seu valor. Com infinitos sentidos e interpretações, o "acaso" é quando tudo muda e a morte citada também, pois como Vattimo diz a arte não morreu, só seu conceito em tradição que foi perdido.

      Excluir
    2. Ingrid dias de Souza nº24 3ºC

      01- A arte se torna apenas um produto da mass-media, pois de acordo com o conceito Aurático, a arte perde sua essência mesmo na mais perfeita reprodução.

      02- Sim, pois hoje estão em alta os meios de comunicação de massa como televisão, internet, rádio, e etc. E esses meios tem muita influência fazendo com que toda uma sociedade ou grupo tenham a mesma opinião, surgindo assim, os gostos e os sentimentos comuns.

      03- Para Gianni Vattimo, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição, pois ele relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos.

      04- Ambos tem em comum a ideia de Inovação. Antes o que não era reconhecido e era considerado estranho e feio ganha se valor com vários modos de interpretação e sentido.

      Excluir
    3. 1-Como citado no texto a "supervalorização da técnica em uma sociedade que perdeu seus fundamentos, acontece uma desvalorização da arte por meio de reprodução em grande escala.'' Ou seja , falta a essência de arte.
      2-Concordo,a arte veio se ''adaptando'' a sociedade vivida ,mudando completamente sua visão.
      3-A posição de Gianni Vattimo com relação a morte da arte é que como citado no texto onde ''o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.'' Assim notamos a transformação o da arte de divina para finita!
      4-Como o Sol que se põe no horizonte a arte também deixa de ''brilhar'' com singularidade se acomodando a sua nova visão.
      Carla Cavalheri Numero:07 Serie 3°E

      Excluir
    4. ALESSANDRA DIONIZIO SANTOS Nº04
      (3ªA)


      RESPOSTAS:

      1) Falta sua essência, sua originalidade, sua tradição.

      2) Sim, a arte como um produto da mass-media, se torna algo muito público, dando espaço para os gostos, sentimentos comuns e para outros pensamentos ou ideais, de fato que com isso, só a prejudica (a arte), pois vai perdendo e desgastando seu verdadeiro valor.

      3) Gianni Vattimo relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos. Sendo assim, para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

      4) Ele quis dizer que a arte deixou de "brilhar", e passou a se "esconder" , passou do conteúdo eterno, divino, para o finito, possibilitando sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentidos.

      Excluir
  2. Aline Teubner da Silva nº:06
    3ºanoA
    1-O que falta de acordo com o texto é a essencia, pessoas que apreciem a arte como ela é , e nao criticam o que estao vendo e sim que estudam toda a composição daquela obra , a historia e gostem.
    2-Sim, nem todos gostam de arte , e muitas vezes a criticam só por nao acharem bonita,a questão vem de cada um, nem todos gostam da mesma coisa, na minha opinião quem nao goste que nao opine, tem muita gente apreciando,o feio e o estranho que para eles é lindo e normal.
    3-Que o que morre não é a arte mais sim sua tradição , os artistas estão fazendo coisas inovadoras,que tem duplos sentidos, não estão seguindo o que era uma tradição antigamente.
    4- Ambos falam na inovação, o que antes era feio,estranho e não era reconhecido ganha seu valor agora,com varios sentidos e interpretações, o ocaso é quando tudo muda, e a morte citada tambem,porque como Vattimo diz, a arte não morreu , so seu conceito em tradição é que foi perdido.

    ResponderExcluir
  3. Nome:Camilla Maia Chiconelo de Oliveira
    Nº10 - 3ºC

    *1- O que falta à arte, devido à perda de suas referências auraticas?
    R: A partir do conceito ''auratica'', afirma que mesmo na mais perfeita reprodução,a arte falta-lhe sua essência.E a arte agora é apenas um produto da mass-medi.

    *2-"A arte enquanto produto da mass-media, não é um meio da "massa" mas uma esfera pública do consenso, dos gostos e dos sentimentos comuns". Você concorda? Porque?
    R:Sim, pois hoje os meios de comunicação de massa como televisão, rádios (mídia social), faz com que todo o grupo/sociedade entre na mesma opinião/decisão/etc,dando assim os gostos e dos sentimentos comuns.

    *3-Qual a posição de Gianni Vattimo acerca da morte da arte proposta por Hegel?
    R:Gianni Vattimo relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos. Sendo assim, para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

    *4-Relacione o significado de "Ocaso" com a posição de Vattimo acerca da morte da arte.
    R:O ocaso é o momento que o sol se põe no horizonte, na direção oeste, e Vattimo diz ''a arte passou do conteúdo eterno, divino, para o finito'' ... então podemos relacionar que = a arte(SOL)passou do conteúdo eterno (DIA), divino, para o finito (POR DO SOL/ Linha do horizonte)

    ResponderExcluir
  4. Nome:Tatiane Souza Número:46 Série:3ºC

    1. Mesmo com a mais perfeita produção a aura é essencial para a arte, e é o que lhe falta.

    2. Sim, a arte não é algo fechado somente para a media, a arte é pública e esta entre as pessoas nos atos e gestos mais comuns da vida.

    3. Para Gianni Vattimo a arte não morre, o que realmente morre é o conceito de arte que passou a não ser mais o mesmo.

    4. Segundo Gianni Vattimo a arte passou a ser vista de outra forma e não somente como algo divino e eterno, mais admitindo uma forma mais realista

    ResponderExcluir
  5. Nathalia Ramos Lopes nº35 3ºE

    Morte ao Acaso

    1) Falta-lhe a essência.

    2) Concordo, pois podemos dizer que a Arte não é influenciada pela mídia, ela é aquilo que se sente, aquilo que acontece no momento de sua criação, ou seja, o senso comum aderido pelo seu criador.

    3) Para Gianni Vattimo, o que morre não é a arte em si, mas o conceito de arte da tradição. Ele acredita que a morte contrapõe o “ocaso”, já que a arte passou do conteúdo divino e eterno, para o finito, o que possibilitou sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentidos.

    4) Creio que a contradição feita por Vattimo entre "morte e ocaso" indica o fato de o ocaso, por signicar o pôr do Sol, quer dizer que algo pode "se esconder" porém renascer novamente, por isso não é igual a morte, pois aquilo que morre, não renasce de novo.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Caio Miranda Leite n° 09 3°C


    1) não entendi essa :s

    2) Concordo, a arte passo a ser feita de acordo com o gosto pessoal, não mais feita de acordo com a época, ela passa a estar presente em tudo.

    3) Gianni Vattimo, toma uma posição dizendo que não foi a arte que morreu, o que morreu foi o estilo de fazer a arte, a tradição.

    4) Quando Gianni Vattimo diz que a arte estava contrapondo o ocaso, ele quer dizer que a arte não esta caindo "morrendo" e sim o oposto, ela estava caminhando para um crescimento maior.

    ResponderExcluir
  7. Thais Silva Araújo Nº43 3ºB
    1- Segundo Benjamnin na arte falta-lhe essencia , ele relata que arte esta sendo desvalorizada com o passar do tempo.A falta de criação dos artistas.
    2- Não , pois arte em si é relata a partir de criticas pessoais quem cada pessoa analisa. Contudo cada artista tem sua mensagem a passar por meio de sua obra.
    3-Para ele a arte passa a ser uma tradição , sendo caracteriza como arte finita e como um modelo industrial , super avançada e até desenvolvida tecnologicamente.
    4-Ele relaciona o fato de ocaso ser uma coisa finita que perde sua originalidade e faz com haja varias descrições da mesma obra contendo várias cópias e a arte com isso perde sua eternidade e identidade.

    ResponderExcluir
  8. Marco Antônio Monteiro Leite,nº 37;3ºC

    O que falta à arte, devido à perda de suas referências auraticas?

    Penso que ocorre devido a falta de autenticidade,isto é,originalidade.Uma autenticidade que existia há seculos atras,e que hoje em dia vem se perdendo com a sociedade altamente industrial.

    "A arte enquanto produto da mass-media, não é um meio da "massa" mas uma esfera pública do consenso, dos gostos e dos sentimentos comuns". Você concorda? Porque?

    Acredito que a arte com a influencia da mídia realmente não se tornou popular,contudo, está se tornando algo que deve ser respeitado por ser considerado uma referencia cultural,mas que na verdade atualmente é apenas um produto da mass media. Se tornou apenas uma aceitação do público e sem apreciadores como havia há algumas épocas atras.

    3 - Qual a posição de Gianni Vattimo acerca da morte da arte proposta por Hegel?

    A morte da arte proposta por Hegel,isto é, o fim da era de Arte Tradicional que vem havendo transformações e perdendo sua originalidade.
    Relacione o significado de "Ocaso" com a posição de Vattimo acerca da morte da arte.

    Uma arte com varios sentidos,nunca pré-determinado . Libertado.

    ResponderExcluir
  9. Marco Antônio Monteiro Leite, nº 37 ; 3ª C

    O que falta à arte, devido à perda de suas referências auraticas?

    Penso que ocorre devido a falta de autenticidade,isto é,originalidade.Uma autenticidade que existia há seculos atras,e que hoje em dia vem se perdendo com a sociedade altamente industrial.

    "A arte enquanto produto da mass-media, não é um meio da "massa" mas uma esfera pública do consenso, dos gostos e dos sentimentos comuns". Você concorda? Porque?

    Acredito que a arte com a influencia da mídia realmente não se tornou popular,contudo, está se tornando algo que deve ser respeitado por ser considerado uma referencia cultural,mas que na verdade atualmente é apenas um produto da mass media. Se tornou apenas uma aceitação do público e sem apreciadores como havia há algumas épocas atras.

    3 - Qual a posição de Gianni Vattimo acerca da morte da arte proposta por Hegel?

    A morte da arte proposta por Hegel,isto é, o fim da era de Arte Tradicional que vem havendo transformações e perdendo sua originalidade.
    Relacione o significado de "Ocaso" com a posição de Vattimo acerca da morte da arte.

    Uma arte com varios sentidos,nunca pré-determinado . Libertado.

    ResponderExcluir
  10. FERNANDA PEREIRA TARTARI N°23 3°A

    1.
    A aura da obra de arte foi destruída pelo desejo de quebrar a transcendência dos objetos artísticos, vinda do fato de serem esses objetos, únicos e de encontrarem-se em locais onde poucos podiam contemplá-los. Por meio da reprodução técnica dos objetos artísticos, essa transcendência é rompida, já que as obras passam a ser produzidas em série. Em alguns casos, como na fotografia ou no cinema, por exemplo, até mesmo a idéia de original é rompida. De acordo com essa teoria, a destruição da aura já preexiste na essência da obra de arte como algo possível, pois toda obra possui o valor e o de exposição

    2.Adotando uma definição universalista, seriam mass media não apenas a imprensa, a rádio e a televisão, mas também todos aqueles a que as pessoas recorrem para comunicar e para transmitir ou conservar informação, como o cinema ou as cassetes áudio e vídeo.

    3.Para Gianni Vattino o que morre não é arte mas o conceito da arte da tradição.E Hegel achava que as pessoas modernas não apreciam uma obra como os da época.

    4.A obra mais do que morta é ocaso.. Afinal a arte passou do conteúdo eterno divino para o finito o que possibilitou sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentido.Trata-se, portanto, de uma outra visão sobre a arte, e não do fim de sua existência ou da perda de sua credibilidade.



    ResponderExcluir
  11. Débora Romanzini
    Terceiro C
    Número 15

    1) A partir do conceito de “aura”, afirma que mesmo na mais perfeita reprodução, falta-lhe sua essência.

    2) O pintor pinta seu quadro de acordo com o que ele sente, de acordo com seu íntimo, seu interior. A arte se encontra em qualquer meio de comunicação, revistas, jornais, televisão. Hoje, temos acesso à ela, embora pouco interesse da sociedade atual.

    3) Gianni Vattimo relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos. Sendo assim, para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

    4) À morte ele contrapõe o “ocaso” , afinal, a arte passou do conteúdo eterno, divino, para o finito, o que possibilitou sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentidos.
    Desse modo, a arte passa a ser tão somente profana, aceitando cada vez mais a contingência e a particularidade, perdendo cada vez mais sua poética originariamente mítica para dar lugar à prosa desacralizada, admitindo o feio, o dissonante, o estranho, o finito.
    Trata-se, portanto, de uma outra visão sobre a arte. Não o fim de sua existência.

    ResponderExcluir
  12. 1= nstante marcante em que a obra de arte, reproduzida tecnicamente ou não, arrebata quem a aprecia, provocando uma catarse ou uma mistura indescritível de sentimentos.
    2-sim.pois hoje em dia muitas coisas mudaram,e os artistas tem inspirações inovadoras e mais rapidas.
    3-Não se trata de considerar a esfera dos meios de comunicação de massa como o espírito absoluto hegeliano, “talvez seja uma caricatura”, mas de situar a morte da arte como um acontecimento que constitui a constelação histórico-ontológica em que nos movemos e, portanto, nos destina e faz questão.
    4-não se trata de superar o pensamento moderno em favor de outro
    com uma outra base igualmente fundante, o autor aponta o pós-moderno

    Bianca n°07 3° C

    ResponderExcluir
  13. Sara Hellen nº 36 3ºF

    1- Devido à perda de suas referências auráticas, falta a arte sua "essência".

    2- Concordo, pelo fato da arte estar sendo vista como algo de quem produz, não algo já produzido. Não é um "meio da massa", mas um suporte para expressão de gestos e sentimentos de qualquer um que queira.

    3- Gianni se opõe ao conceito de Hegel, relacionando seu conceito à crise dos fundamentos, acreditando que quem morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

    4- "Ocaso" nada mais é do que a continuidade da arte, onde a mesma passa do conteúdo eterno, para divino, possibilitando sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentidos, segundo o texto. Ela não morre, apenas passa de algo infinito, algo "padrão" e intocável, para algo diferente e finito, aceitando o estranho, o feio, o "fora do normal".

    bgs bgs '

    ResponderExcluir
  14. 01-A partir do conceito de “aura”, afirma que mesmo na mais perfeita reprodução, falta-lhe sua essência.
    02-Não. A arte tem sido comercializada por meio de exposições e leilões das obras dos artistas da atualidade, além de espetáculos de dança e música influenciados pelo marketing
    03-Gianni Vattimo relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos. Sendo assim, para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.
    04-À morte ele contrapõe o “ocaso”[vi] , afinal, a arte passou do conteúdo eterno, divino, para o finito, o que possibilitou sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentidos.
    Desse modo, a arte passa a ser tão somente profana, aceitando cada vez mais a contingência e a particularidade, perdendo cada vez mais sua poética originariamente mítica para dar lugar à prosa desacralizada, admitindo o feio, o dissonante, o estranho, o finito.
    Nome: Dayse Araújo n°14 3° C.

    ResponderExcluir
  15. CAROLINA VOLPIANI N°6 3°F

    RESPOSTAS
    1)Refere-se ao questionamento dos fundamentos tidos como verdades absolutas, desencadeadores de uma metafísica determinista presentes no pensamento racionalista.
    3) Gianni Vattimo relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos. Sendo assim, para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.
    4) Gianni Vattimo[v] relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos. Sendo assim, para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição. À morte ele contrapõe o “ocaso”[vi] , afinal, a arte passou do conteúdo eterno, divino, para o finito, o que possibilitou sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentidos.
    Desse modo, a arte passa a ser tão somente profana, aceitando cada vez mais a contingência e a particularidade, perdendo cada vez mais sua poética originariamente mítica para dar lugar à prosa desacralizada, admitindo o feio, o dissonante, o estranho, o finito.
    Trata-se, portanto, de uma outra visão sobre a arte. Não o fim de sua existência.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Camila Borges Nicolau Nº06 Série: 3ºE

    1) A partir da perda da de suas referências auraticas, independente da maneira que sua reprodução for feita, mesmo sendo a mais perfeita (reprodução) acabará faltando a sua essência.

    2)Concordo, pois a partir da reprodução de uma obra, em grande escala, ela acaba ficando "desvalorizada" pois não é mais "única", perde sua essência, torna-se comum.

    3) A posição de Gianni é contra. Para ele, o que morre não é a arte, mas sim o conceito de arte de tradição. Gianni relaciona a proposta de Hebel como "crise dos fundamentos".

    4) A morte da Arte na posição de Gianni contrapõe-se ao "ocaso", que quer dizer o momento em que o sol se põe e precede a lua, ou seja, assim como o sol sempre se põe e logo vem a noite, a arte passa do eterno e torna-se finita, o que possibilita a sua libertação, fazendo-a ter vários sentidos.

    ResponderExcluir
  17. Nome : TAMIRIS RIBEIRO nº 45 , 3º c .

    01 - O que falta à arte, devido à perda de suas referências auraticas?

    ( Segundo o conceito conceito AURATICA afirma que mesmo na mais perfeita reprodução a arte falha lhe sua essência , E a arte é apenas um produto da mass – medi.)

    02 - "A arte enquanto produto da mass-media, não é um meio da "massa" mas uma esfera pública do consenso, dos gostos e dos sentimentos comuns". Você concorda? Porque?

    ( Sim, pois hoje todos os meios de comunicação de ''massa'' exemplo , internet , rádios (mídia) faz com que todos os grupo entrem na mesma opinião, dando assim os gostos dos sentimento os mesmos e comuns . )

    03 - Qual a posição de Gianni Vattimo acerca da morte da arte proposta por Hegel?

    ( O Gianni V relaciona o conceito de Hegel a crise dos fundamentos. Com isso para ele o que morre não é arte, mas o conceito de arte tradição em si. )

    04 - Relacione o significado de "Ocaso" com a posição de Vattimo acerca da morte da arte.

    ( Falam na inovação o que antes era estranho e não era reconhecido, hoje ganha conhecimento e calor. )

    Seja o que Deus quiser kkk bjo

    ResponderExcluir
  18. Barbara de Souza Moraes 3°C - n°4

    1) Pelo conceito Auratica afirma que mesmo com a mais perfeita reprodução a arte falha a sua essência.
    A arte é apenas um produto da mass – medi.

    2) Sim eu conconcordo , por que hoje os nossos meios de comunicação de massa como por exemplo a televisão, os rádios (mídia) faz com que todo o grupo entre na mesma opinião,fazendo assim os gostos e dos sentimento comuns.

    3) Gianni Vattimo relaciona o conceito de Hegel a crise dos fundamentos. Com isso para Gianni o que morre não é arte, mas o conceito de arte tradição.

    4) Os dois falam na inovação, o que antes era estranho e não era reconhecido,hoje ganha calor.

    ResponderExcluir
  19. Jose Victor Nº28 3ºC

    1)A partir do conceito de “aura”, afirma que mesmo na mais perfeita reprodução, falta-lhe sua essência.

    2)A arete não e uma coisa publica pois quando os artista criam uma obra eles poem so seus sentimentos proprios.

    3) Gianni Vattimo[v]relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos. Sendo assim, para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

    4) À morte ele contrapõe o “ocaso”[vi] , afinal, a arte passou do conteúdo eterno, divino, para o finito, o que possibilitou sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentidos.

    ResponderExcluir
  20. Paulo H. Gomes Dagnoni n°41 3°c

    Resposta:

    1)Falta a essência da arte porque,hoje em dia os autores pensam mais em lucros e fama com a arte, do que expressar o seus sentimentos através de uma tela,poesia,etc.

    2)Sim,pois de acordo com o texto,os mass-media omitem a arte, impondo um senco comum a ela não deixando com que a "massa" tenha a percepçao da arte com seus próprios sentimentos e gostos comuns.

    3)Gianni Vattimo se posiciona dizendo que "o que morre não é arte,mais conceito de arte e tradiçao,relacionando a Hegel á crise dos fundamentos.

    4)A relação entre os "ocaso" e a posição de Vattimo,tanto o sol e a arte renascem como uma forma de expressão inabalável que sempre voltára.

    ResponderExcluir
  21. Samantha Araújo 3°C n° 44

    1- Bom o conceito AURATICA afirma que na mais perfeita reprodução a arte falha na essência, e a arte é um produto da mass–medi.


    2- Sim, porque hoje os meios de comunicação ex: rádios, televisão, fazendo com que as pessoas tenham a mesma opinião, criando assim os tais gostos mais comuns.


    3- Ele relaciona o conceito de Hegel, assim o que morre não é arte, mas o conceito de arte é tradição.

    4- Falam de inovação, antes era estranho e não valorizado, hoje as pessoas apreciam, fazendo crescer essa arte. (cria calor)

    ResponderExcluir
  22. Nome: Tatiane Diniz Rossi n:39 3F

    1-Pela perda de referencias auraticas.

    2- Concordo, pois hoje a arte é vista de uma maneira mais proxima, onde as pessoas se expressam atraves dela.

    3-Gianni, relaciona o conceito Hegel à crise dos fundamentos. Assim ele mostra que o que morre nao é arte, mas sim o conceito de arte é tradiçao.

    4- Os dois falam de inovaçao.

    ResponderExcluir
  23. Nome: Leonardo José Oliveira n:25 3F

    1- Afirma que devido a perde de sua referencia auratica, falta a arte sua essencia.

    2-Sim, pois hoje a midia faz com que as pessoas tenham a mesma opiniao, a opiniao que eles impoem serem a "certa".

    3-Gianni, relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos. Sendo assim, para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição

    ResponderExcluir
  24. Nicolly n°40 3'C

    1- Mesmo com toda a produção falta essencia, o que é necessario pra que a arte seja bem vista a todos

    2- Sim, a media hoje com todos os seus meios eletronicos infliencia muito nos gostos das pessoas, porem aqueles que entendem realmente de artes iram achar maravilhoso, enquanto os alienados pela media iram criticar o que não conhecem por acharem estranhos

    3- De acordo com Gianni Vattimo e como relaciona o conceito de é crise dos fundamentos. Sendo assim, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

    4- Ambos falam de imovar sua arte o que era estranho para alguns passa a ser bonito para outros,
    E com esse todo a arte não morre e sim caminha para que cada vez ela seja mais bem vista, porque ela cresceu,

    ResponderExcluir
  25. Nicolly n°40 3'C

    1- Mesmo com toda a produção falta essencia, o que é necessario pra que a arte seja bem vista a todos

    2- Sim, a media hoje com todos os seus meios eletronicos infliencia muito nos gostos das pessoas, porem aqueles que entendem realmente de artes iram achar maravilhoso, enquanto os alienados pela media iram criticar o que não conhecem por acharem estranhos

    3- De acordo com Gianni Vattimo e como relaciona o conceito de é crise dos fundamentos. Sendo assim, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

    4- Ambos falam de imovar sua arte o que era estranho para alguns passa a ser bonito para outros,
    E com esse todo a arte não morre e sim caminha para que cada vez ela seja mais bem vista, porque ela cresceu,

    ResponderExcluir
  26. Eae Eder blz ????

    Nomes: Alef Corquiola nº03
    Bruno Queiroz nº15

    1- Devido à perda de suas referências auráticas, falta a arte sua "essência".

    2- Concordo, pelo fato da arte estar sendo vista como algo de quem produz, não algo já produzido. Não é um "meio da massa", mas um suporte para expressão de gestos e sentimentos de qualquer um que queira.

    3- Gianni se opõe ao conceito de Hegel, relacionando seu conceito à crise dos fundamentos, acreditando que quem morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

    4- "Ocaso" nada mais é do que a continuidade da arte, onde a mesma passa do conteúdo eterno, para divino, possibilitando sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentidos, segundo o texto. Ela não morre, apenas passa de algo infinito, algo "padrão" e intocável, para algo diferente e finito, aceitando o estranho, o feio, o "fora do normal".

    ResponderExcluir
  27. Nome: Caroline Bier Nº18 Série: 3ºA
    Fernando Souza nº24

    1) A partir da perda da de suas referências auraticas, independente da maneira que sua reprodução for feita, mesmo sendo a mais perfeita (reprodução) acabará faltando a sua essência.

    2)Concordo, pois a partir da reprodução de uma obra, em grande escala, ela acaba ficando "desvalorizada" pois não é mais "única", perde sua essência, torna-se comum.

    3) A posição de Gianni é contra. Para ele, o que morre não é a arte, mas sim o conceito de arte de tradição. Gianni relaciona a proposta de Hebel como "crise dos fundamentos".

    4) A morte da Arte na posição de Gianni contrapõe-se ao "ocaso", que quer dizer o momento em que o sol se põe e precede a lua, ou seja, assim como o sol sempre se põe e logo vem a noite, a arte passa do eterno e torna-se finita, o que possibilita a sua libertação, fazendo-a ter vários sentidos.

    ResponderExcluir
  28. Professor esqueci de colocar a serie no meu trabalho...... Alef Corquiola nº 3

    Bruno Queiroz nº 15
    Somos do 3ºA

    ResponderExcluir
  29. Lucas Santos da Silva n°37 3°A

    1) A partir da perda da de suas referências auraticas, independente da maneira que sua reprodução for feita, mesmo sendo a mais perfeita (reprodução) acabará faltando a sua essência.

    2)Concordo, pois a partir da reprodução de uma obra, em grande escala, ela acaba ficando "desvalorizada" pois não é mais "única", perde sua essência, torna-se comum.

    3) A posição de Gianni é contra. Para ele, o que morre não é a arte, mas sim o conceito de arte de tradição. Gianni relaciona a proposta de Hebel como "crise dos fundamentos".

    4) A morte da Arte na posição de Gianni contrapõe-se ao "ocaso", que quer dize
    lua, ou seja, assim como o sol sempre se põe e logo vem a noite, a arte passa do eterno e torna-se finita, o que possibilita a sua libertação, fazendo-a ter vários sentidos.

    ResponderExcluir
  30. Rogério z. m. cadeo n°34 3°F

    1- O que falta á arte seria o conceito "auratica", que afirma que mesmo na mais perfeita reprodução, a arte falha - lhe sua essência. Sendo assim a arte agora é apenas um produto da mass-media.

    2- Sim, porque hoje em dia os meios de comunicação de massa são a televisão, rádios, imprensa ou seja a mídia social que faz com que toda a sociedade entre na mesma opinião, dando assim a esfera pública o consenso dos gostos e dos sentimentos comuns.

    3- Gianni Vattimo relaciona o conceito de Hegel com a crise dos fundamentos. Portanto para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

    4- Ambos falam da inovação, o que antes era estranho, feio ou esquisito e não era reconhecido, hoje ganha seu valor. Com infinitos sentidos e interpretações, o "acaso" é quando tudo muda e a morte citada também, pois como Vattimo diz a arte não morreu, só seu conceito em tradição que foi perdido.

    ResponderExcluir
  31. 1)Como foi citado no texto, no primeiro paragrafo, falta-lhe sua essencia

    2)Concordo. Os meios de comunicação como, internet, televisão, radio, etc veem crescendo cada dia mais e influenciando a sociedade até mesmo em seus gostos.

    3)Para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição.

    4)Como o Sol que se põe no horizonte a arte também deixa de "brilhar" se acomoda.

    Michelly Rodrigues de oliveira N°33 3°E

    ResponderExcluir
  32. Bárbara Lima n° 03 3°E

    1- Pode-se afirmar que mesmo com a mais perfeita reprodução faltará sua essência.

    2- Sim, a arte não está apenas nos meios de comunicação e não é só influenciada pela mídia, mas também está ao nosso redor, a arte está em quem a sente, em quem a cria.

    3- Para Gianni Vattimo o que morre não é a arte, mas sim o conceito de arte de tradição. Gianni relaciona a proposta de Hegel como "crise dos fundamentos".

    4- O “Ocaso” está relacionado assim como o sol sempre se põe e logo vem a noite, a arte passa do eterno e torna-se finita, o que possibilita a sua libertação, fazendo-a ter vários sentidos renascendo como uma forma de expressão inabalável que sempre voltára.

    ResponderExcluir
  33. 1) Como citado no primeiro paragrafo do texto, o que falta-lhe é sua essência

    2)Concordo, com o avanço dos meios de comunicação como, internet,televisão, radio, etc a sociedade começou a ser influenciada até mesmo em seus gostos.

    3)Para ele, o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição

    4)Como o Sol que se põe no horizonte a arte também deixa de "brilhar" se acomoda.

    Michelly Rodrigues de Oliveira N°33 3E

    ResponderExcluir
  34. Dahis Gabrielle Rocha. Nº10. 3ºE.


    1- Falta originalidade, tradição e sua essência.

    2- Sim concordo, pois a arte é algo que não sofre influencia da mídia, surge a partir do senso comum aderido pelo artísta que ao criar sua obra expõe o que pensa e sente.

    3- Gianni é contra essa proposta de Hegel, pois ele acredita que o que morre não é a arte e sim o conceito de arte de tradição.

    4- Ambos falam de inovação; Do momento em que a arte passa do eterno e torna-se finita, o que possibilita a sua libertação, fazendo-a ter vários sentidos.

    ResponderExcluir
  35. Natália Pereira da Silva nº34 3ºE.

    1)Perde sua essência, pois cada obra quando é feita tem seu "alma" colocada nela e quando ela é plagiada por mais perfeita que seja não tem a alma do verdadeiro autor da obra.

    2)Não, pois a arte não é um mass-media, é apreciado por poucos.

    3)Para Hegel a morte da arte existia por causa do desenvolvimento super avançado da industria e Gianni veio com a contraproposta sobre o assunto, acreditando que a arte não morre e sim, que o conceito da arte tradicional quem morre.

    4)O ocaso é "o que acontecimento que precede a noite" , ou seja, um momento rápido, finito, corriqueiro, porém raro, bonito e ainda apreciado por alguns, assim como a arte que mesmo com essa reprodução desvairada consegue ter seu valor e admiração reconhecido.

    ResponderExcluir
  36. Joao Carlos nº 20 3ºF

    01- A arte perde a sua essência e tradição

    02- Sim, pois a arte esta em toda parte, todas os meios de comunicação. E com isso há muita influência fazendo com que toda uma sociedade ou grupo tenham a mesma opinião, surgindo assim, os gostos e os sentimentos comuns.

    03- o que morre não é a arte, mas o conceito de arte da tradição, pois ele relaciona o conceito de Hegel à crise dos fundamentos.

    04- Como o Sol que se põe no horizonte a arte também deixa de "brilhar" se acomoda.

    Desculpa a demora!! =D

    ResponderExcluir
  37. NOME: Thais Colaça Nº41 3ºF
    1- O que falta á arte seria o conceito "auratica", que afirma que mesmo na mais perfeita reprodução, a arte falha - lhe sua essência. Sendo assim a arte agora é apenas um produto da mass-media.
    2- sim,Concordo, pela arte estar sendo vista como algo de quem produz, não algo já produzido. Não é um "meio da massa", mas um suporte para expressão de gestos e sentimentos de qualquer um que queira.
    3-A posição de Gianni é contra. Para ele, o que morre não é a arte, mas sim o conceito de arte de tradição. Gianni relaciona a proposta de Hebel como "crise dos fundamentos".
    4- É o "Ocaso" nada mais é do que a continuidade da arte, onde a mesma passa do conteúdo eterno, para divino, possibilitando sua libertação, fazendo-a ter inúmeros e infinitos sentidos, segundo o texto. Ela não morre, apenas passa de algo infinito, algo "padrão" e intocável, para algo diferente e finito, aceitando o estranho, o feio, o "fora do normal".

    ResponderExcluir

Olá pessoal, membro desse blog, deixe aqui seu comentário, sua dúvida, sua contribuição...sua opinião será sempre bem vinda.