"As coisas que tomamos por suposições,sem questioná-las ou refletir sobre elas, são justamente as que determinam o nosso pensamento consciente e decidem as nossas conclusões." (John Dewey)

domingo, 26 de agosto de 2012

ARTE E AUTONOMIA


(…) A arte é filha da liberdade e quer ser legislada pela liberdade do espirito, não pela carência da materia. Hoje, porém, a carência impera e curva em seu jugo titânico a humanidade caida. O proveito (a vantagem, o lucro) é o grade ídolo do tempo; Quer ser servido por todas as forças e cultuado por todos os talentos. Nesta balança grosseira o merito espiritual da arte não pesa, e ela, roubada de todo estímulo, desaparece no ruidoso mercado do século.” 
 
Friendrich Shiller. Sobre Educação Estetica, P. 35)


O pensador hungaro George Luckács (1885-1971) em seu artigo “Arte livre ou dirigida?”, na revista Civiliação Brasileira, nº 13, P. 176, afirma que a arte é um fenômeno social e que existe uma influência reciproca entre artísta e sociedade.
        No entanto, afirma que a arte enquanto fenômeno social não se reduz a mero produto de condicionamnetos ideológicos.
         Não há dúvidade que esses condicionamentos existem e atuam sobre o artísta, porém na realização da obra de arte, todos os elementos que a envolvem precisam ser resolvidos artísticamente, isto é, traduziidos em termos de criação estetica. É nessa criação que reside o valor de toda grande obra de arte. Ocorre nela uma espécie de rompimento com o tempo imediato e um encontro do ser humano com a eternidade.
         Dessa forma, as circunstâncias particulares presentes na criação artística unem-se (ou fundem-se como nos diz Gadmer) harmoniosamente a elementos da universlidade, que penetram profundamente no espírito humano, havendo uma superação dos aspectos singulares (censo comum) nesse encontro, ou nesse lançar-se em-obra-da-verdade.

Questões:
1 - Se a arte mantém uma relação dinâmica com a sociedade modificando-se no tempo, o que faz com que ela não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos?
2- O que distingue a realização artística das outras realizações humanas?
3- Qual a relação da citação de Shiller no inicio do texto com as posições de Theodor Adorno e Walter Benjamim vistos em sala de aula?
 
E. E. CONSELHEIRO CRISPINIANO - PROF. EDER – ARTE - ATIVIDADE 3ª S EM




56 comentários:

  1. Caros alunos, respondam comentando o post para validar a resposta. Apenas as respostas publicadas terão validade.
    Não esqueçam de colocar o nome e a série.
    T+
    Prof. Eder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEILIANE ALVES DA SILVA N*27 RESPOSTA(1.A arte não é mero produto de condicionamentos historicos ou idelógicos porque é a está sempre evoluindo, a cada obra de arte ela renova seu fundo de pensamento mas sempre se baseando no inicio dela ,na criação.2.Diferencia porque o pensamento desses artistas é transmitido pelas novas formas diferentes de expressar artisticamente como a DANÇA,MUSICA,DANÇA E TEATRO,Já com as realizações humanas não são realizadas com esse desejo de transmitir pensamentos e vontades,não com a armonia de passar essa enfâse.3.A relação deles é explicam e opinam sobre a arte e suas transformações mas o mais comum de entre eles são seus concordancias diversificadas,THEODOR ADORNO acha que hoje em dia a arte nao é mais aquilo que as pessoas disputam por prazer,mas sim por comércio,já beijamim acha que se expandir as obras de artes(cópias) seria uma forma de conhecimento e cultura se expandindo,já SHILLER acha que a arte é uma liberdade de expressão interior expiritual,valoriza o desejo do pensamento e idéia transmitido pela pintura.) 3*E SALA 5

      Excluir
    2. 1-A necessidade da arte na sociedade se torna ilimitada, a carência de arte e sua manifestações,repostas se torna. cada vez mais precisas e prestigiadas.
      2-“(…) A arte é filha da liberdade e quer ser legislada pela liberdade do espirito, não pela carência da materia'' Com base neste trecho se define a real manifestação tanto humana como na própria a arte , o desejo de atingir o esprito ,a alma humana se incorpora -infelizmente- com o anseio de muitos visionando o lucro a manifestação artística ocorre como resposta ,pedido de liberdade a arte não existe por 'querer' mas por precisão e necessidade ,diferente de manifestações humanas buscando sempre 'algo a mais'.
      3-Ambos buscam o mesmo, ou seja, a expansão e fixação da arte. Claro com diferentes maneiras e ideais como: alienação, liberdade ,lucro .
      Nome:Carla Cavalheri
      Numero:07
      Serei 3ºE

      Excluir
    3. Gislaine Cavalcante 3ºE n°15

      1-É um fato que a arte sofre influência da sociedade e da época em que é feita, mas ela não é um simples produto dos condicionamentos históricos e ideológicos, o desejo de atingir o esprito ,a alma humana se incorpora -infelizmente- com o anseio de muitos visionando o lucro a manifestação artística ocorre como resposta ,pedido de liberdade a arte não existe por 'querer' mas por precisão e necessidade ,diferente de manifestações humanas buscando sempre 'algo a mais'.

      2- Todo artista coloca sua alma na obra, seus sentimentos são passados diretamente para o seu trabalho, o que não ocorre com as outras inúmeras realizações humanas, que são frutos de negócios e ambições. A arte é o reflexo íntimo do artista

      3- O homem hoje em dia se preocupa mais no lucro que uma obra pode lhe dá, do que a importância que ela tem como uma própria obra de arte que transmite um certo significado artístico.

      Excluir
    4. Nome:Letícia Maria Aparecido N°: 28 3°E

      01)A arte na sociedade de hoje é de grande importância, a necessidade da arte no mundo de hoje se torna ainda mais valorizada e preciosa.

      02)A realização artística supera todas e quaisquer expectativas do senso comum é a expressam mais sincera da alma do ser humano, diferente de varias outras criações humanas.

      03)Para eles a arte simboliza a liberdade, como se fosse uma "filha" e como um filho é necessário que ela seja registrada, para que assim ela consiga expressar tudo que sentem.

      Excluir
  2. Larissa Pinheiro 3ºE


    1) As obras de artes são trazidas para os termo de criação estética, onde reside o valor de toda grande obra, ocorre um encontro do ser humano com a eternidade rompendo assim sua ligação com o tempo imediato, por isso ela não se torna um produto de condicionamentos históricos ou ideológicos.

    2) A realização artística ela supera os aspectos do censo comum do ser humano, pois suas circunstancias presentes na criação se unem com os elementos do universo que se aprofundam no espírito humano diferente de outras realizações humanas.


    3) Para eles, a arte é uma “filha” única, símbolo da liberdade, duradoura e participante de tradição, pois ela transfigura a realidade. Porem a arte ela necessita ser registrada e realizada pela liberdade de espírito e não pela carência da matéria que é o que vem acontecendo, pois a vantagem e o lucro é o que tem sido privilegiado atualmente

    ResponderExcluir
  3. NOME: Maria Luiza da Silva Nº:31 Série:3ºE


    1. Se a arte mantém uma relação dinâmica com a sociedade modificando-se no tempo, o que faz com que ela não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos?

    É um fato que a arte sofre influência da sociedade e da época em que é feita, mas ela não é um simples produto dos condicionamentos históricos e ideológicos, pois durante o processo de criação, tudo o que envolve a obra deve ser traduzido para uma forma artística próxima da espiritualidade.

    2. O que distingue a realização artística das outras realizações humanas?

    Diferentemente das outras realizações da humanidade a arte é regida pela liberdade de espírito, pelo pensamento livre das pessoas, o que a faz ter essa liberdade inserida nas obras.

    3. Qual a relação da citação de Shiller no inicio do texto com as posições de Theodor Adorno e Walter Benjamim vistos em sala de aula?

    Ambos acreditam que a obra de arte possui uma alma ou aura que lhe dá um significado único que faz a arte estar a um grau acima do resto. E também acreditam que a procura pelo lucro, dinheiro, fez com que a arte perdesse essa alma e se tornasse vazia de significado. E de acordo com Benjamim, isso ocorre devido à reprodução técnica que permite produzir em massa uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  4. Mayara Behlau Gomes da Silva
    3°E - N°32

    1 - Para a Arte não ser um mero produto histórico e ideológico devemos considerar a criação dessa obra, esse processo criativo possui todo valor artístico que a 'eterniza'!



    2 - A realização artística se distingue das outras realizações humanas porque ela entra em total contato com o espírito humano rompendo seus aspectos singulares, 'desacorrentando-o' do censo comum!


    3 - Shiller e Walter citam que a arte vai muito além da matéria, que é liberdade de espiríto, e que a obra de arte possui valor, não material, e segundo Walter esse valor era aurático e que foi se dissipando com a reprodução técnica das obras.Theodor se opoe á tal citação, afirma que a massificação da obra de arte é um bem a sociedade, pois todos aqueles que não podiam apreciá-la possam fazê-la.

    ResponderExcluir
  5. Gustavo dos Santos Barreto
    Nº 18
    3º E

    1-Se a arte mantém uma relação dinâmica com a sociedade modificando-se no tempo, o que faz com que ela não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos?

    O ideal de cada artista, sua alma artística, sua personalidade e características únicas que o definem como tal, tudo isso passado para a obra de forma que ela seja algo muito pessoal.

    2-O que distingue a realização artística das outras realizações humanas?

    Todo artista coloca sua alma na obra, seus sentimentos são passados diretamente para o seu trabalho, o que não ocorre com as outras inúmeras realizações humanas, que são frutos de negócios e ambições. A arte é o reflexo íntimo do artista.

    3-Qual a relação da citação de Shiller no inicio do texto com as posições de Theodor Adorno e Walter Benjamim vistos em sala de aula?

    Ambos defendem a idéia da Arte ser algo livre, pessoal e que tem relação direta com a alma e sentimentos do criador. Falam também sobre o fato da arte estar a mercê to tempo, obras valiosas que se perdem ou são deixadas de lado conforme os anos ou até séculos passam, mas, acima de tudo, falam sobre a relação íntima to artista com sua obra, com sua criação, que, de fato, é o espelho da sua alma.

    ResponderExcluir
  6. 1- A arte não é um mero condicionamento histórico e ideológico, pois uma obra também trás significados artisticos que cada pessoa interpreta de sua maneira, mas observando o ponto de vista do artista que a produziu.

    2- A realização artistica muitas vezes pode transfigurar a realidade para mostrar sempre o lado bom.Já a realização humana se baseia no desejo e necessidade, o ser humano não se preocupa com o que ele vai destruir para conquistar o objetivo.

    3- O homem hoje em dia se preocupa mais no lucro que uma obra pode lhe dá, do que a importância que ela tem como uma própria obra de arte que trasmite um certo significado artistico.

    Dayane de Angelo nº13 - 3ºB

    ResponderExcluir
  7. Isabella Gomes N°19 3°E

    1- A razão ela contesta o senso comum, e que a arte é a atitude específica para o tempo. O efêmero na arte contemporânea acontece após a Revolução Industrial. A arte ela hoje em dia é de acordo com o que acontece com cada pessoa. Por ex zetgeist espírito do tempo.

    2-Que a arte é expressada de acordo com que o artista passa em cada fase. E a arte se expressa de várias maneiras que ajuda as outras realizações humanas a se tornarem realidade.Porque a realização Artística é o pensamento desses artistas transmitido através das diferentes formas de se expressar artisticamente como: Pintura, Musica, Dança, Teatro e etc. Ja as demais realizações humanos são feitas não com esse desejo de expressar o que está sentindo

    3-A relação entre a citação de Shiller com as posições de theodor adorno e walter benjamin é do fato de que as obras são como se fossem uma forma de liberdade onde o homem se expressa seus desejos,pensamentos,ilusões,sonhos e etc e que está sendo desvalorizada pelo homem,hoje em dia não está mais importando conteúdo,o assunto abordado,o tema complexo da obra seja ela qual for apenas o lucro que tudo isso gera,o mundo está assim apenas se importando com o supérfluo esquecendo-se da verdadeira essência da vida.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Tainá Marques Nº: 41 Série: 3ºE

    1-Ocorre nela uma espécie de rompimento com o tempo imediato e um encontro do ser humano com a eternidade.Dessa forma, as circunstâncias particulares presentes na criação artística unem-se harmoniosamente a elementos da universlidade, que penetram profundamente no espírito humano, havendo uma superação dos aspectos singulares nesse encontro.

    2-A realização Artística é o pensamento dos artistas transmitido através das diferentes formas de se expressar como: Pintura, Musica, Dança, Teatro e etc. Ja as realizações humanas são feitas não com esse desejo de expressar o que está sentindo.

    3-

    ResponderExcluir
  9. Jaqueline Leme n°22 3°B
    1) Afirmar que a arte é um fenômeno social não significa reduzi-la a mero produto de condicionamentos históricos e ideológicos. Não há dúvida de que esses condicionamentos existem e atuam sobre o artista. Mas, na realização da obra de arte, todos os elementos que envolvem precisam ser resolvidos artisticamente, isto é, precisam ser traduzidos em termos de criação estética. Nessa criação é que reside o valor essencial de toda grande obra de arte. Ocorre nela um rompimento com o tempo e um encontro do homem com a eternidade.

    2) Porque a realização Artística é o pensamento desses artistas transmitido através das diferentes formas de se expressar artisticamente como: Pintura, Musica, Dança, Teatro e etc e onde se tem proveito de lucro. Ja as demais realizações humanos são feitas não com esse desejo de expressar o que está sentindo,vai pelo motivo mérito espiritual da arte.

    3)Adorno faz críticas à indústria cultural, vista como a responsável por prejudicar a capacidade humana de agir com autonomia. Os autores explicam que a consciência humana é dominada pela comercialização e banalização dos bens culturais. Shiller diz que o proveito (a vantagem, o lucro) é o grade ídolo do tempo; Quer ser servido por todas as forças e cultuado por todos os talentos. Nesta balança grosseira o merito espiritual da arte não pesa, e ela, roubada de todo estímulo, desaparece no ruidoso mercado do século.” Ele diz que a industria cultural vem ganahndo seu espaço e valor, mas na visão de Shiller o valor começou a ser mais importante do que a arte.

    ResponderExcluir
  10. Nathalia Ramos Lopes 3ºE

    1º) O que não torna a arte um mero produto da sociedade são seus diferentes pontos particulares presentes nas criações de cada artista e do modo em que se expressam.
    Todo artista se expressa de um modo diferente sendo com pinturas, esculturas e outros, um sempre terá sua diferença particular .




    2º)O que difere uma da outra é a sua intenção enquanto é realizada. As realizações artísticas são feitas para expressar o que está sendo sentindo através de diferentes modos,
    já as realizações humanas não são feitas no intuito de expressar sentimentos.




    3º)Que cada obra tem a sua certa inocência, mesmo que de início. Depois, com o passar do tempo, acaba quebrando esse significado, deixando-a impossível de distinguir entre o original e a sua cópia, ou seja, a obra já não é feita com tal "gracejo" a ponto de se tornar insubstituível e irrepetível. Só que existe um porém nessa mudança de significados, o fato das obras não serem vistas de total valor público. Isso gera a curiosidade naqueles que não as pode contemplar, e então a tal ideologia de cópia. Toda obra é criada na intenção de ser cultuada por todos os talentos, e muitas vezes, interferem nessa intenção, causando a perda no valor de liberdade de espírito.

    ResponderExcluir
  11. Nome: Graziele de Campos Nº17 3ºE
    Respostas
    1. O que faz com que a arte não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos é o proveito que as pessoas tiram da arte, as pessoas visam a vantagem, o lucro,muitas vezes ao fazer a obra ou comprá-la, ou até mesmo em apreciá-la.

    2. A realização artística pode romper com o senso comum diferente de outras coisas no qual as pessoas vão pelo o pensamento que outras têm.

    3.Shiller diz que a obra de arte virou um objeto, pois ela é usada como fonte de lucro, é tirada proveito da arte. Adorno diz quase a mesma coisa, ele pensa que a “reprodução técnica” das obras de arte faz com que elas percam sua essência, já que há replicas destas obras. Benjamim é a favor, pois mesmo que ele concorde com Adorno ele acredita que a reprodução faz com que várias pessoas tenham acesso as obras, que tem como propósito mostrar a vida, o mundo, o cotidiano, as pessoas, de tudo como estão. Então se existe apenas uma obra pouquíssimas pessoas podem apreciar estas obras de arte.

    ResponderExcluir
  12. 1) O condicionamento atua sobre o artista, mas todos os elementos que envolvem a realização de uma determinada obra de arte precisam ser resolvidos artisticamente, ou seja, traduzidos em termos de criação estética, dando assim valor a arte e fazendo com que ela não seja um mero produto.

    2) O rompimento com o tempo imediato e o encontro do ser humano com a eternidade.

    3) Ele também acha que a arte está desaparecendo cada vez mais por conta do mercado do século.

    Nome: Débora Germano da Silva N°12 3°E

    ResponderExcluir
  13. Aluna: Juliane Alves Da Silva n 23 3’E sala 05
    1- Isso acontece devido o modo de que, esse é o fundamental pensamento do artista que de uma certa permitirá transmissão de suas obras acontecerá através de distintas formas expressivas do artista em relação a obra de arte, com por exemplo: música, teatro, danças corporais e entre outros movimentos de expressão artístico.
    2-destingue-se de que certo modo, a realização humana não é feita por um determinado desejo daquilo que se sente sim por conveniência e vontade própria excessiva pelo lucro, e já a realização artística na maioria das vezes são feitas para dizer de algum modo, o que se esta sentindo relacionado extremamente a sua emoção.
    3-shiller e beijamim são dois grandes homens que tem algo em comum: o pensamento sobre as obras de arte. em que shiller(segundo o texto) e beijamim “concordam” (ou seja dizem quase a mesma coisa em relação a arte e autonomia)que a obra de arte não deveria ser algo comercial trazendo lucros e poder como e sim, algo altamente valorizado por possuir característica como a unicidade e já theodor , pensa exatamente ao contrário de que as obras de artes seriam um grande ínicio para o meio de produção de comércio e que se anarlisarmos silenciosamente isso traria ou (traz) uma consequência, pois de alguma maneira suas obras perderiam suas características originais como por exemplo: a unicidade.

    ResponderExcluir
  14. KARINE ALVES Nº25 SERIE:3ºE
    1- A razão ela contesta o senso comum, e que a arte é a atitude específica para o tempo. O efêmero na arte contemporânea acontece após a Revolução Industrial. A arte ela hoje em dia é de acordo com o que acontece com cada pessoa.

    ResponderExcluir
  15. KARINE ALVES Nº25 SERIE:3ºE

    2- A arte é expressada de acordo com que o artista passa em cada fase. E a arte se expressa de várias maneiras que ajuda as outras realizações humanas a se tornarem realidade.Porque a realização Artística é o pensamento desses artistas transmitido através das diferentes formas de se expressar artisticamente como: Pintura, Musica, Dança, Teatro entre outras. Já as outras realizações humanas são feitas não com esse desejo de expressar o que está sentindo

    ResponderExcluir
  16. KARINE ALVES Nº25 SERIE:3ºE

    3-A relação entre a citação de Shiller com as posições de theodor adorno e walterbenjamin é do fato de que as obras são como se fossem uma forma de liberdade onde o homem se expressa seus desejos,pensamentos,ilusões,sonhos e que está sendo desvalorizada pelo homem,hoje em dia não está mais importando conteúdo,o assunto abordado,o tema complexo da obra seja ela qual for apenas o lucro que tudo isso gera,o mundo está assim apenas se importando com o supérfluo esquecendo-se da verdadeira essência da vida.

    ResponderExcluir
  17. KARINE ALVES Nº25 SERIE:3ºE

    3-A relação entre a citação de Shiller com as posições de theodor adorno e walterbenjamin é do fato de que as obras são como se fossem uma forma de liberdade onde o homem se expressa seus desejos,pensamentos,ilusões,sonhos e que está sendo desvalorizada pelo homem,hoje em dia não está mais importando conteúdo,o assunto abordado,o tema complexo da obra seja ela qual for apenas o lucro que tudo isso gera,o mundo está assim apenas se importando com o supérfluo esquecendo-se da verdadeira essência da vida.

    ResponderExcluir
  18. 1. Apesar de ter essa relação ela não é estática e imutável que faz com que aja um rompimento com o tempo imediato e que tenha um encontro do ser humano com a eternidade.

    2. A Realização artística consiste no pensamento e nos sentimentos dos artistas que é transcrito através de suas expressões artísticas que são suas obras já as realizações humanas nem sempre tem o intuito de expressar o que estão sentindo.

    3. Seria que cada obra de arte é unica e intransmutável e que quanto mais tempo se passa mais valiosa ela se torna.

    Nayane Amorim 3°E

    ResponderExcluir
  19. Nome: Brenda A. Beltrane Nº: 05 Série: 3ºE

    Respostas ~

    1- A arte está sempre se transformando, sempre sendo nova, mas ela nunca deicha seus conceitos de origem de lado. Hoje as obras são feitas de diferentes formas, mas todas são baseadas aos conceitos que deram á arte.

    2- A realização artística é o modo como os artistas transmiti seus pensamentos através de diferentes formas de se expressar, como: pintura, musica, dança, teatro e etc. Já as realizações humanas não são feitas desse modo, com esse desejo de expressar o que está sentindo.

    3- Todos tem opniões sobre a arte, seja ela diferente ou igual, pois cada um pensa de um jeito diferente em relação a evolução dela.

    ResponderExcluir
  20. Vinicius de Melo Batista 3°B
    1°porque a arte é um fenomeno social e existe uma grande inlfuencia entre artista e sociedade





    3°Que nos tempo de hoje a obra de arte esta perdendo sua aura ,porque as pessoas atualmente ligam mais para a materia do que para a propria arte.E a arte tem que ser vista pela sua beleza pelo seu espirito ,por aquilo que ela transmite e nao pela materia.

    ResponderExcluir
  21. Lilian,27,3°H

    1-A arte não tornou-se um mero produto porque o que a consiste é a reflexão autentica e pessoal do artista,mesmo que seja sobre sobre acontecimentos temporais essa visão ultrapassa barreiras cronológicas ou um visão social comum.
    2-A relização artísticanão é fruto de uma necessidade social, não corresponde a uma demanda; mais corresponde a uma nessecidade do artista em materializar as subjetividade do seu próprio espirito.
    3- Os dois textos (de shiller e de Walter Benjamim) abordam a visão que a arte provocava antigamente e commo essa visão mudou a a partir do pós modernismo. Ambas salientam que a arte ara santificada e admirada com maravilha humana por ser única e na sociedade atual ala perdeu o seu valor e é banalizada pelo comércio.

    ResponderExcluir
  22. Angela n°02 serie:3°H

    1- O que faz com que a obra nao seja apenas um produto é o fato dela romper com o tempo imediato e um encontro do ser hmano com a eternidade,passando pelo processo de criação estetica.
    2- Na relação artistica todos os elementos devem ser resolvidos,enquanto isso nas demais relações humanas ja nao é necessario de acontecer.
    3- Hoje a arte nao tem ou estar perdendo sua"alma",pois só se preocupar com o valor(dinheiro)da obra,o lucro que ganhamos,o capitalismo transformou todo em meros produtos.

    ResponderExcluir
  23. Suellen Cristina Bogea da Conceição nº35
    1-o conjunto de criação estetica da obra , é quem da valor a obra, dessa forma as circunstancia particulares na criação , unem-se a elementos da universidade ,que penetram no espirito do ser humano, suspendendo o senso comum e lançando a obra de verdade.
    2-a realização artistica , é ondi o artista se realiza , fazendo uma coisa que ele gosta muito transmitindo seu sentimento na mais puro e unico.
    3-a arte esta em sintonia com a sociedade , porem quando ela sincronizada com a sociedade ela perde a originalidade e vira copia , pelo fato da perda da aura(vista nas aulas ).

    ResponderExcluir
  24. TAYNARA FONSECA N°40 3F9 de setembro de 2012 às 10:38

    TAYNARA FONSECA VALE N°40 3 ANO TURMA F

    1)Porque o texto afirma que a arte é um fenômeno social que influencia o artista e a sociedade.

    2)Nela ocorre uma espécie de rompimento com o tempo imediato e um encontro do ser humano com a eternidade.

    3)O grande ídolo do tempo é a vantagem e o lucro.É uma carência de matéria, sem trabalhar com a sensibilidade, o estimulo do artista é roubado.

    ResponderExcluir
  25. GABRIELA SALLES N°12 3F9 de setembro de 2012 às 10:40

    GABRIELA SALLES N°12 3 ANO TURMA F

    1)Porque o texto afirma que a arte é um fenômeno social que influencia o artista e a sociedade.

    2)Nela ocorre uma espécie de rompimento com o tempo imediato e um encontro do ser humano com a eternidade.

    3)O grande ídolo do tempo é a vantagem e o lucro.É uma carência de matéria, sem trabalhar com a sensibilidade, o estimulo do artista é roubado.

    ResponderExcluir
  26. Gabriel Silva Camargo de Almeida, nº17, 3ªB


    1. Porque, quando a arte é feita, todos os seus elementos são resolvidos de forma artística, ocorrendo o rompimento com o tempo imediato e o encontro do homem com a eternidade.
    2. A forma na qual seus elementos são resolvidos.
    3. A arte nasce livre, única e “viva”, porém com a industrialização da arte e a produção de cópias (por exemplo, o cinema), a arte perde sua singularidade, sua aura, e se torna prisioneira dos lucros. Passa á alcançar muito mais público, mas perde parte de sua qualidade.

    ResponderExcluir
  27. Nome: Bibiana Maria Marchetti
    n °08 3°B
    1- O pensador hungaro George Luckács, em seu artigo “Arte livre ou dirigida?”, na revista Civiliação Brasileira, afirma que a arte é um fenômeno social e que existe uma influência reciproca entre artísta e sociedade. No entanto, afirma que a arte enquanto fenômeno social não se reduz a mero produto de condicionamnetos ideológicos.
    2- Não há dúvida de que esses condicionamentos existem e atuam sobre o artísta, porém na realização da obra de arte, todos os elementos que a envolvem precisam ser resolvidos artísticamente, isto é, traduzidos em termos de criação estetica. É nessa criação que reside o valor de toda grande obra de arte. Ocorre nela uma espécie de rompimento com o tempo imediato e um encontro do ser humano com a eternidade.
    3. A arte nasce livre, única e “viva”, porém com a industrialização da arte e a produção de cópias (por exemplo, o cinema), a arte perde sua singularidade, sua aura, e se torna prisioneira dos lucros. Passa á alcançar muito mais público, mas perde parte de sua qualidade.

    ResponderExcluir
  28. Glaucia Benfatti N° 20 Série 3° B

    1- Com as modificações da sociedade a arte fica presa aos seus fenômenos impedindo de ser um mero produto da ideologia.

    2- O artista se realiza através de suas expressões que saem da mente direcionadas para a sociedade e as humanas não tem o mesmo hábito de expressar seus sentimentos.

    3- A arte nasce livre, única e “viva”, porém com a industrialização da arte e a produção de cópias (por exemplo, o cinema), a arte perde sua singularidade, sua aura, e se torna prisioneira dos lucros. Passa á alcançar muito mais público, mas perde parte de sua qualidade.

    ResponderExcluir
  29. Beatriz Luz Nª 06 Série 3° B

    1- A arte não se faz um mero produto histórico ou ideológico por causa do fenômeno social, enquanto a sociedade se impor diante das modificações a arte fica mais difícil de se reduzir a um produto.

    2- A realização artística vem do pensamento de formas que expressam, a pintura, musica, dança e teatro. Já as realizações humanas são feitas não com os sentimentos.

    3- A arte nasce livre, única e “viva”, porém com a industrialização da arte e a produção de cópias (por exemplo, o cinema), a arte perde sua singularidade, sua aura, e se torna prisioneira dos lucros. Passa á alcançar muito mais público, mas perde parte de sua qualidade.

    ResponderExcluir
  30. Jade Renata Selicani nº17 3ºF

    1- A arte enquanto fenômeno social.

    2- A realização artística, todos os elementos que a envolvem precisam ser resolvidos artisticamente (traduzidos em termos de criação estética).

    ResponderExcluir
  31. Eduardo Cestari 3ºB
    Respostas
    1. Porque independente da época, a visão dos artistas vai mudando ao longo do tempo.
    2. A realização é distinguida pela modo em que os elementos se encaixam.
    3. As citações expressam que a arte se inicia livre e com o tempo vai perdendo sua aura, tornando-se prisioneira dos lucros e alcançando o poder do público.

    ResponderExcluir
  32. 1- O pensador hungaro George Luckács, em seu artigo “Arte livre ou dirigida?”, na revista Civilização Brasileira, afirma que a arte é um fenômeno social e que existe uma influência reciproca entre artísta e sociedade. No entanto, afirma que a arte enquanto fenômeno social não se reduz a mero produto de condicionamentos ideológicos.

    2- Não há dúvida de que esses condicionamentos existem e atuam sobre o artísta, porém na realização da obra de arte, todos os elementos que a envolvem precisam ser resolvidos artísticamente, isto é, traduzidos em termos de criação estetica. É nessa criação que reside o valor de toda grande obra de arte. Ocorre nela uma espécie de rompimento com o tempo imediato e um encontro do ser humano com a eternidade.


    3- A arte nasce livre, única e “viva”, porém com a industrialização da arte e a produção de cópias (por exemplo, o cinema), a arte perde sua singularidade, sua aura, e se torna prisioneira dos lucros. Passa á alcançar muito mais público, mas perde parte de sua qualidade.


    Tatiane da Silva Moreira terceiro B, número: 40

    ResponderExcluir
  33. Nome: Stephany O.A. Camargo Nº:37 3ºF

    1 & 2:
    Porque a realização artística é o pensamento desses artistas, transmitido através das diferentes formas como: Dança,Pintura,Musica, Teatro. As demais realizações humanas, são feitas, só que não há desejo de expressar o que está sentindo.

    3 ( Não assisti nenhuma aula a respeito).

    ResponderExcluir
  34. Isabela Brantes de Lima nº15 3ºF

    1- Segundo George é Histórico,pois afirma que a arte é um fenômeno social e que existe uma influência reciproca entre artísta e sociedade.
    E que a arte é fenômeno social não se reduz a mero produto de condicionamnetos ideológicos. Todos os elementos que a envolvem precisam ser resolvidos artísticamente, isto é, traduziidos em termos de criação estetica.

    2- O que distingue é as circunstâncias particulares presentes na criação artística unem-se harmoniosamente a elementos da universlidade, que penetram profundamente no espírito humano, havendo uma superação dos aspectos singulares nesse encontro, ou nesse lançar-se em-obra-da-verdade.



    Obs: Professor to sem e-mail então mandei pelo na minha amiga viu

    ResponderExcluir
  35. Obrigado a todos os que participaram desta atividade. Em breve comentarei todas as respostas.

    ResponderExcluir
  36. Nome: Ingrid Rocha nº 14 Série: 3ºF

    1. A arte não é vista como um produto condicionado, porque esta sempre se modificando ao longo do tempo, e ela é a única que transmite sua ideia através de musicas, teatros, danças, pinturas, etc.

    2. As realizações artísticas são únicas, diferentes, se expressam totalmente com a alma e com o que o artista esta sentindo no momento. Ja as realizações humanas, são quase sempre "cópias" umas das outras, ninguém mais possui criatividade e acabam muito alienadas as ações do dia a dia.

    3. Ambos querem mostrar o quão "única" a arte pode ser, quando ela possui a "aura" se transforma e agrega muitas qualidades. Porém as pessoas estão muito ligadas a ter sempre vantagem em cima das coisas e querem sempre o lucro de tudo, assim, elas acabam perdendo a essência da vida.

    ResponderExcluir
  37. Nome: Laerte Viana N:24 Série: 3D
    1- O que faz com que a arte não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos é o proveito que as pessoas tiram da arte, as pessoas visam a vantagem, o lucro,muitas vezes ao fazer a obra ou comprá-la, ou até mesmo em apreciá-la.

    2- A realização artística é o modo como os artistas transmiti seus pensamentos através de diferentes formas de se expressar, como: pintura, musica, dança, teatro e etc. Já as realizações humanas não são feitas desse modo, com esse desejo de expressar o que está sentindo.

    3- Shiller e Walter citam que a arte vai muito além da matéria, que é liberdade de espiríto, e que a obra de arte possui valor, não material, e segundo Walter esse valor era aurático e que foi se dissipando com a reprodução técnica das obras.Theodor se opoe á tal citação, afirma que a massificação da obra de arte é um bem a sociedade, pois todos aqueles que não podiam apreciá-la possam fazê-la.

    ResponderExcluir
  38. Nome: Juliany Carneiro N:20 3D

    1-A necessidade da arte na sociedade se torna ilimitada, a carência de arte e sua manifestações,repostas se torna. cada vez mais precisas e prestigiadas.

    2 - A realização artística se distingue das outras realizações humanas porque ela entra em total contato com o espírito humano rompendo seus aspectos singulares, 'desacorrentando-o' do censo comum

    3-A relação entre a citação de Shiller com as posições de theodor adorno e walterbenjamin é do fato de que as obras são como se fossem uma forma de liberdade onde o homem se expressa seus desejos,pensamentos,ilusões,sonhos e que está sendo desvalorizada pelo homem,hoje em dia não está mais importando conteúdo,o assunto abordado,o tema complexo da obra seja ela qual for apenas o lucro que tudo isso gera,o mundo está assim apenas se importando com o supérfluo esquecendo-se da verdadeira essência da vida.

    ResponderExcluir
  39. Lucas Lage n°30 3°D

    1.A arte não é mero produto de condicionamentos historicos ou idelógicos porque é a está sempre evoluindo, a cada obra de arte ela renova seu fundo de pensamento mas sempre se baseando no inicio dela ,na criação.

    2.Diferencia porque o pensamento desses artistas é transmitido pelas novas formas diferentes de expressar artisticamente como a DANÇA,MUSICA,DANÇA E TEATRO,Já com as realizações humanas não são realizadas com esse desejo de transmitir pensamentos e vontades,não com a armonia de passar essa enfâse.

    3.A relação deles é explicam e opinam sobre a arte e suas transformações mas o mais comum de entre eles são seus concordancias diversificadas,THEODOR ADORNO acha que hoje em dia a arte nao é mais aquilo que as pessoas disputam por prazer,mas sim por comércio,já beijamim acha que se expandir as obras de artes(cópias) seria uma forma de conhecimento e cultura se expandindo,já SHILLER acha que a arte é uma liberdade de expressão interior expiritual,valoriza o desejo do pensamento e idéia transmitido pela pintura.

    ResponderExcluir
  40. nome: janaína P. de Albuquerque Nº18 3ºD

    1. Se a arte mantém uma relação dinâmica com a sociedade modificando-se no tempo, o que faz com que ela não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos?

    É um fato que a arte sofre influência da sociedade e da época em que é feita, mas ela não é um simples produto dos condicionamentos históricos e ideológicos, pois durante o processo de criação, tudo o que envolve a obra deve ser traduzido para uma forma artística próxima da espiritualidade.

    2. O que distingue a realização artística das outras realizações humanas?

    Diferentemente das outras realizações da humanidade a arte é regida pela liberdade de espírito, pelo pensamento livre das pessoas, o que a faz ter essa liberdade inserida nas obras.

    3. Qual a relação da citação de Shiller no inicio do texto com as posições de Theodor Adorno e Walter Benjamim vistos em sala de aula?

    Ambos acreditam que a obra de arte possui uma alma ou aura que lhe dá um significado único que faz a arte estar a um grau acima do resto. E também acreditam que a procura pelo lucro, dinheiro, fez com que a arte perdesse essa alma e se tornasse vazia de significado. E de acordo com Benjamim, isso ocorre devido à reprodução técnica que permite produzir em massa uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  41. nome: janaina P. de Albuquerque Nº18 3ºD

    1. Se a arte mantém uma relação dinâmica com a sociedade modificando-se no tempo, o que faz com que ela não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos?

    É um fato que a arte sofre influência da sociedade e da época em que é feita, mas ela não é um simples produto dos condicionamentos históricos e ideológicos, pois durante o processo de criação, tudo o que envolve a obra deve ser traduzido para uma forma artística próxima da espiritualidade.

    2. O que distingue a realização artística das outras realizações humanas?

    Diferentemente das outras realizações da humanidade a arte é regida pela liberdade de espírito, pelo pensamento livre das pessoas, o que a faz ter essa liberdade inserida nas obras.

    3. Qual a relação da citação de Shiller no inicio do texto com as posições de Theodor Adorno e Walter Benjamim vistos em sala de aula?

    Ambos acreditam que a obra de arte possui uma alma ou aura que lhe dá um significado único que faz a arte estar a um grau acima do resto. E também acreditam que a procura pelo lucro, dinheiro, fez com que a arte perdesse essa alma e se tornasse vazia de significado. E de acordo com Benjamim, isso ocorre devido à reprodução técnica que permite produzir em massa uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  42. Nome: Henrique Alves nº13 3ºF

    1.O que faz com que a arte não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos é o proveito que as pessoas tiram da arte, as pessoas visam a vantagem, o lucro,muitas vezes ao fazer a obra ou comprá-la, ou até mesmo em apreciá-la.

    2.Que a arte é expressada de acordo com que o artista passa em cada fase. E a arte se expressa de várias maneiras que ajuda as outras realizações humanas a se tornarem realidade.Porque a realização Artística é o pensamento desses artistas transmitido através das diferentes formas de se expressar artisticamente como: Pintura, Musica, Dança, Teatro e etc. Ja as demais realizações humanos são feitas não com esse desejo de expressar o que está sentindo

    3.Adorno faz críticas à indústria cultural, vista como a responsável por prejudicar a capacidade humana de agir com autonomia. Os autores explicam que a consciência humana é dominada pela comercialização e banalização dos bens culturais. Shiller diz que o proveito (a vantagem, o lucro) é o grade ídolo do tempo; Quer ser servido por todas as forças e cultuado por todos os talentos. Nesta balança grosseira o merito espiritual da arte não pesa, e ela, roubada de todo estímulo, desaparece no ruidoso mercado do século.” Ele diz que a industria cultural vem ganahndo seu espaço e valor, mas na visão de Shiller o valor começou a ser mais importante do que a arte.

    ResponderExcluir
  43. Nome: Igor/Número:17/3 Série D

    1- R: O que faz com que ela não seja um mero produto é o proveito que as pessoas tiram da arte, elas veem pelo lado do lucro, ao realizar a obra, comprar ou até apreciala por exemplo.

    2- R: Realização artistica é ondi o artista se realiza fazendo realmente algo de seu próprio gosto transmitindo todo o seu sentimento naquele momento, e a realização humana em certos momentos se torna forçada, em prol de algo que o beneficie.

    3- R: É que a arte esta em sintonia com a sociedade, porém quando ela sincronizada com a sociedade ela perde a originalidade virando cópia ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  44. 1- Isso acontece devido o modo de que, esse é o fundamental pensamento do artista que de uma certa permitirá transmissão de suas obras acontecerá através de distintas formas expressivas do artista em relação a obra de arte, com por exemplo: música, teatro, danças corporais e entre outros movimentos de expressão artístico.
    2-destingue-se de que certo modo, a realização humana não é feita por um determinado desejo daquilo que se sente sim por conveniência e vontade própria excessiva pelo lucro, e já a realização artística na maioria das vezes são feitas para dizer de algum modo, o que se esta sentindo relacionado extremamente a sua emoção.
    3-shiller e beijamim são dois grandes homens que tem algo em comum: o pensamento sobre as obras de arte. em que shiller(segundo o texto) e beijamim “concordam” (ou seja dizem quase a mesma coisa em relação a arte e autonomia)que a obra de arte não deveria ser algo comercial trazendo lucros e poder como e sim, algo altamente valorizado por possuir característica como a unicidade e já theodor , pensa exatamente ao contrário de que as obras de artes seriam um grande ínicio para o meio de produção de comércio e que se anarlisarmos silenciosamente isso traria ou (traz) uma consequência, pois de alguma maneira suas obras perderiam suas características originais como por exemplo: a unicidade.
    NOME: JOAO MARCOS Nº21 3ºF

    ResponderExcluir
  45. Nome:Mário Giacomo Raffaele Filho // Nº:29 // Série:3ºF
    1-A arte não é um produto condicionado, pois conforme o tempo passa ela esta sempre sendo modificada, e alem disso é a única que transmite, ideias e sentimentos através de algumas pbras, por exemplo, musicas, pinturas, teatro entre outros
    2-As realizãcões artisticas são unicas, porque elas se expressam com a alama e com os sentimentos sentido no momento, e as realizações humanas, na grande maioria são "cópia" sem criatividade e estaõ sempre mostrando coisas que passamos ao longo do dia
    3-Querem mostrar o quanto a arte pode ser, o quando ela tem aura se transforma e agrega qualidades, mas tambem existem muitas pessoas que querem apenas levar vantagem em cima das coisas, ou seja, pessoa gananciosas, e na verdade são essas que perdem a essência da vida

    ResponderExcluir
  46. Sara Hellen nº 36 3º F

    ARTE E AUTONOMIA

    1- Mesmo mantendo-se uma relação dinâmica com a sociedade e modificando-se com o tempo, a arte evolui. Ocorrem mudanças e cada artista a encara de forma pessoal, mas sempre é baseada na sua criação, na arte de início.

    2- Distingui-se pelo fato de que a arte é feita a partir de sentimentos, emoções, e independente de como seja, o artista sempre quer passar e transmitir algo através dela, e tem essa liberdade de espírito para realizar artisticamente sua obra. já a maioria das realizações humanas são feitas por terem que ser feitas, sendo boa parte por questões profissionais e de negócios, tornando-se uma obrigação ou necessidade de realizar tal obra.

    3- A relação que uma citação tem com a outra é que ambos abordam e questionam sobre o mesmo assunto, no caso a arte e suas transformações. porém há concordâncias diversificadas. Shiller vê a arte como uma liberdade de expressão interior espiritual, valorizando o desejo do pensamento, Theodor Adorno pensa que a arte, hoje não é mais aquilo que as pessoas fazem por prazer, e sim por interesses financeiros, já Beijamim acha que expandindo as obras de arte (cópias) seria uma boa forma de conhecimento e cultura .

    beeeijos, Sara .

    ResponderExcluir
  47. Nome: Thamires de Sousa n°43 Série: 3°E

    1- A razão ela contesta o senso comum, e que a arte é a atitude específica para o tempo. O efêmero na arte contemporânea acontece após a Revoluçao Industrial. A arte ela hoje em dia é de acordo com o que acontece com cada pessoa. Por ex zetgeist espírito do tempo.

    2-Que a arte é expressada de acordo com que o artista passa em cada fase. E a arte se expressa de várias maneiras que ajuda as outras realizações humanas a se tornarem realidade.Porque a realização Artística é o pensamento desses artistas transmitido através das diferentes formas de se expressar artisticamente como: Pintura, Musica, Dança, Teatro e etc. Ja as demais realizações humanos são feitas não com esse desejo de expressar o que está sentindo.

    3-A relação entre a citação de Shiller com as posições de theodor adorno e walter benjamin é do fato de que as obras são como se fossem uma forma de liberdade onde o homem se expressa seus desejos,pensamentos,ilusões,sonhos e etc e que está sendo desvalorizada pelo homem,hoje em dia não está mais importando conteúdo,o assunto abordado,o tema complexo da obra seja ela qual for apenas o lucro que tudo isso gera,o mundo está assim apenas se importando com o supérfluo esquecendo-se da verdadeira essência da vida.

    ResponderExcluir
  48. Nome:Leticia Caroline N°26 Serie:3°F
    1.A arte sofre influencia da sociedade e da época, mas ela não é um simples produto dos condicionamentos históricos e ideológicos,a durante do processo de criação, tudo o que envolve a obra deve ser traduzido para uma forma artistca de espiritualidade.Ela tambem se destaca por musicas , tatros , dancas etc.

    2.A realizaçao artistica sao naturais se expressam de forma diferente , eles usam mais emoçao , demonstra o que esta sentindo , ja a realizaçao humana , nao tem criatividade eles fazem copia do q aconteçe em nosso dia a dia

    3. hoje em dia o homem se preocupa mais no lucro que uma obra pode lhe dá, do que a importância que ela tem como uma própria obra de arte que trasmite um certo significado , querendo sempre o lucro de tudo elas acabm perdendo o valor da vida .

    ResponderExcluir
  49. 1)Porque a necessidade da arte na sociedade se torna ilimitada, a carência de arte e suas manifestações, se tornam cada vez mais prestigiadas.

    2)Diferentemente das realizações humanas a arte surge atraves da liberdade de espírito, pelo pensamento livre das pessoas, pelo sentimento do artista expressado diante de sua obra.

    3)Para eles a arte simboliza a liberdade, a arte é como uma filha que para que seja expressada tem que ser legislada com liberdade.

    Michelly Rodrigues de Oliveira N°33 3°E

    ResponderExcluir
  50. Dahis Gabrielle Rocha. Nº10. 3ºE


    1- A arte não se torna um produto histórico e ideológico pois uma obra se diferencia da outra a partir das características de cada artísta e o que transmitem atravez dela.


    2- A diferença é que as realizações artísticas existem por conta de sentimentos e pensamentos de artístas que querem expor isso, e assim transmitem em suas obras, enquanto as relações humanas não precisa necessáriamente serem expostas.


    3- A relação entre as opiniões deles esta no fato de dizerem que a arte é uma forma de liberdade consedida ao homem para que possa se expressar atravez de seus sentimentos em relação a tudo; Porém o próprio homem esta desvalorizando a arte esquecendo do seu real significado, a essencia se perdeu e o que esta importando hoje em dia é somente o lucro financeiro que a arte pode gerar.

    ResponderExcluir
  51. 1. A arte não é vista deste modo como um produto condicionado, porque sempre esta se mudando ao passar do tempo.É ela a única que transmite suas ideias por musicas, teatros, danças, pinturas, e outras coisas a mais.
    2.A arte é mostrada ou até expressada do modo em que o artista passa em todas fases, E a arte também se expressa de vários modos que ajuda principalmente nas realizações humanas a se tornarem realidade.Porque, a realização Artística é o pensamento desses artistas transmitido através das diferentes formas de se expressar artisticamente como: Pintura, Musica, Dança, Teatro. Já as demais realizações humanos são feitas não com esse desejo de expressar o que está sentindo.
    3. Shiller diz que a obra de arte virou um objeto, pois ela é usada como fonte de lucro, é tirada proveito da arte. Adorno diz quase a mesma coisa, ele pensa que a “reprodução técnica” das obras de arte faz com que elas percam sua essência, já que há replicas destas obras. Benjamim é a favor, pois mesmo que ele concorde com Adorno ele acredita que a reprodução faz com que várias pessoas tenham acesso as obras, que tem como propósito mostrar a vida, o mundo, o cotidiano, as pessoas, de tudo como estão. Então se existe apenas uma obra pouquíssimas pessoas podem apreciar estas obras de arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você esqueceu de colocar o nome, nº e série.
      Não consigo saber a quem atribuir a nota!
      Prof. Eder

      Excluir

Olá pessoal, membro desse blog, deixe aqui seu comentário, sua dúvida, sua contribuição...sua opinião será sempre bem vinda.