"As coisas que tomamos por suposições,sem questioná-las ou refletir sobre elas, são justamente as que determinam o nosso pensamento consciente e decidem as nossas conclusões." (John Dewey)

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Música, tecnologia e supórte não convencional em música


Esse tema foi desenvolvido no ensino fundamental em 2008, e foi adaptado para o ensino médio em 2009 como parte do projeto direitos e deveres de forma interdisciplinar, (Arte e Português) junto com a Profª. Luciana de Paula. O Caderno do Professor propõe uma pesquisa para os alunos acerca do som dos Djs dentro dos estudos sobre a ruptura da tradição na música, onde o conceito de ruído e silêncio são identificados como produto dessa nova forma musical. (Cad. do professor - Ensino Fundamental 7ª série - vol. 2 - pg. 16-19). Os objetivos deste trabalho em classe visaram relacionar a historia de vida dos alunos à historia da arte e desta com a sociedade, além de propor o questionamento e a reflexão acerca das novas tecnologias a partir do advento da industria cultural.

Conteúdos Abordados


Investigação sobre as linguagens da arte a partir da ruptura de suportes convencionais e suas ligações com a história da arte e da sociedade; A criação do toca-discos; Softwares de edição musical; música eletrônica e A musica dos Dj's.

Textos Referencia: “A invenção do toca discos”, “O universo dos Dj's”, “Os movimentos de contra-cultura” e “A industria Cultural”;

Metodologia Desenvolvida


1.Apresentação e discussão dos textos;
2.Pesquisa individual sobre as origens da industria cultural e da música eletrônica;
3.Pesquisa em grupo acerca dos equipamentos necessários;
4.Criação de um glossário tematico;
5.Oficina prática com um Dj no anfiteatro da escola;

Obs: Dj convidado – Dj Fabinho (siga o link ao lado na barra de vídeos para assistir toda a oficina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, membro desse blog, deixe aqui seu comentário, sua dúvida, sua contribuição...sua opinião será sempre bem vinda.