"As coisas que tomamos por suposições,sem questioná-las ou refletir sobre elas, são justamente as que determinam o nosso pensamento consciente e decidem as nossas conclusões." (John Dewey)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Projeto Direitos e Deveres

O projeto “Direitos e Deveres” deu as boas vindas aos alunos da E.E. Conselheiro Crispiniano como parte de uma proposta interdisciplinar elaborada pela Coordenação Pedagógica para o início das atividades do ano letivo de 2009.

Em arte, o tema proposto por mim aos alunos do ensino médio teve como ponto de partida uma questão problematizadora:

Os recursos cientificos e tecnológicos adquiridos ao longo do século XX poderiam ter ajudado a construir um século mais humano?

Com base nas discussões em sala e tendo como fio condutor nas mediações os conceitos de Labor, Trabalho e Ação contidos no texto “A condição Humana” de Hanna Arendt acerca da banalidade do mal, as discussões e reflexões geraram textos e paineis pintados com tinta acrílica onde a criatividade e a liberdade de expressão dos alunos foram impressas. As palavras da filósofa fizeram muito sentido e tiveram uma significação particular quando confrontadas com a realidade da sociedade em que vivemos e que se reflete na escola que fazemos. Parabéns a todos por essa contrução!

O projeto se desenvolveu em seis aulas seguindo o seguinte cronograma:


    • Aula expositiva a partir do texto “A Condição Humana” de Hannah Arendt;

    • Mediação e discussão em sala acerca dos postulados;

    • Questões para fixação dos conceitos abordados;

    • Audição e analise da música “Comida” do grupo Titãs;

    • Avaliação e fechamento do projeto com trabalho prático.






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